A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Aerobahia

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/afpedra/aerobahia.com.br/des/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: views/html_header_home_view.php

Line Number: 16

Aerobahia
O portal de aviação da Bahia
RAFAEL PEREIRA
FAB afasta controlador após aproximação perigosa de aviões
30/06/2015 09:50 - RAFAEL PEREIRA
Montagem - site: aerofatos
Fotografia: Montagem - site: aerofatos

Nesse domingo (28), um Boeing 737-800 da Gol que ia de Salvador para Aracaju ficou perto de um ATR-72 da Azul que fazia a rota entre Barreiras (BA) e Salvador A Força Aérea Brasileira (FAB) afastou preventivamente um controlador de tráfego aéreo após dois aviões ficarem muito próximos um do outro em pleno ar. O caso, classificado como "incidente de tráfego aéreo", ocorreu sobre a Bahia na tarde de domingo (28). Um Boeing 737-800 da Gol que ia de Salvador para Aracaju ficou perto de um ATR-72 da Azul que fazia a rota entre Barreiras (BA) e Salvador. Segundo o piloto do voo da Gol, a distância entre as aeronaves ficou a 200 pés, ou 61 metros. Em gravação disponível em um fórum de aviação, o piloto chama a atenção da controladora de tráfego aéreo para a proximidade entre os aviões. A separação convencional entre aeronaves é de 1.000 pés, ou 300 metros. Os aviões têm equipamentos capazes de detectar a proximidade de outra aeronave - são os TCAS, sigla em inglês para sistema anticolisão de tráfego. Quando uma aeronave está muito próxima da outra, um alerta é dado na cabine aos pilotos das duas aeronaves para manobrarem - em direções opostas. Esses episódios são conhecidos como quase colisão e tratados como incidente. Há três escalas de alerta no TCAS indicando proximidade - o avião da Azul apareceu no radar da aeronave da Gol na segunda escala, uma antes da vermelha, a mais grave, que determina manobra evasiva. A Gol disse não ter havido alerta dos sistemas de bordo quanto a uma possível colisão e que o Boeing 737-800 se manteve a distância segura de outros aviões. A empresa avalia que os aviões estavam a uma distância horizontal segura. Segundo a FAB, o afastamento é preventivo e se dá até o final das investigações. Essa medida está prevista nas normas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo. A organização não divulga o número de quase colisões no país. A Azul disse que está apurando o caso.
Fonte:   http://www.otempo.com.br/capa/brasil/fab-afasta-controlador-ap%C3%B3s-aproxima%C3%A7%C3%A3o-perigosa-de-avi%C3%B5es-1.1061847